As 10 piores drogas do mundo!

      Estudo realizado pelo professor David Nutt, Universidade de Bristol, analisou vinte drogas lícitas e ilícitas e as classificou numa escala do nível de efeitos no organismo, dependência e interação social. Para ver a tabela com os dados obtidos na pesquisa, clique aqui.

Lista das 10 piores drogas:

1. Heroína

        A forma mais comum de consumo da droga é através da injeção intravenosa, também é possível inalar ou fumar. O uso da droga provoca sensações de bem-estar, intenso prazer e euforia. O uso crônico da heroína pode ocasionar pneumonias, infecções bacterianas nas válvulas do coração, a ruptura dos vasos sanguíneos, tuberculose, além de doenças do fígado e rins.

2. Cocaína

        Classificada como droga alcaloide, é um estimulante com alto poder de dependência. Seu uso continuado, pode levar a hipertensão arterial, distúrbios psiquiátricos e dependência. Em forma de pó, a droga pode ser consumida de várias formas, mas o modo mais comum é pela aspiração.

3. Barbitúricos

        Barbitúricos são sedativos e calmantes utilizados em remédios para  controle de úlceras pépticas, dor de cabeça, hipnose, controle de úlceras pépticas, pressão sanguínea alta, epilepsia e distúrbios do sono. Estas drogas possuem uma pequena margem de segurança entre a dosagem terapêutica e a tóxica.

4. Metadona (Ópio)

        Pode ser fumado ou mascado, a droga provoca euforia, seguida de um sono onírico; o uso repetido conduz ao hábito, à dependência química, e a seguir a uma decadência intelectual e física, uma vez que é efetivamente uma droga destruidora do organismo. O ópio é um suco espesso que se extrai dos frutos imaturos (cápsulas) de várias espécies de papoulas soníferas.

5. Álcool

        O álcool é uma droga depressora do sistema nervoso central que causa desinibição e euforia. Em doses mais altas, o álcool é prejudicial a saúde, podendo causar estupor e até coma.
        Os efeitos do álcool são percebidos em dois períodos: um de estímulo e outro de depressão. No primeiro período, o usuário se torna desinibido e eufórico. No segundo, ocorre falta de coordenação motora , descontrole e sono.
        Os efeitos agudos do consumo do álcool são sentidos em órgãos como o fígado, coração, vasos e estômago. Segundo a OMS, o consumo de álcool quando superior a 60 gramas por semana é considerado abusivo e extremamente nocivo para a saúde. No mundo, 11,5 % dos consumidores de álcool bebem em excesso semanalmente. Estima-se que pelo menos 2,5 milhões de pessoas em todo o mundo morrem por ano por causa do consumo inadequado de álcool.

6. Quetamina

        Droga desenvolvida em laboratórios norte-americanos em 1965, o principal objetivo era sua utilização em anestesias veterinárias e humanas. Porém, entre os jovens, vem sendo consumida em festas como um potente alucinógeno.

7. Benzodiazepinas

        A dependência química estabelece-se após 6 semanas de uso, mesmo que moderado. Os problemas de dependência e abstinência são comparáveis aos de outras substâncias que causam dependência, tendo-se transformado, nos países aonde há um uso mais generalizado, num problema de saúde pública, que só agora começa a ser reconhecido na sua verdadeira escala.
       A abstinência após uso prolongado (mais de 2 meses) inicia-se alguns dias após paragem da administração, atingindo um período ainda desconhecido que pode ter uma duração de até três anos. Caracteriza-se por tremores, tonturas, ansiedade, insônias, perda do apetite, delirium tremens, delusões, suores, e por vezes convulsões ou psicoses.

8. Anfetamina

        A anfetamina é uma droga estimulante do sistema nervoso central, que provoca o aumento das capacidades físicas e psíquicas.Em alguns países a substância foi totalmente proibida. No Brasil a substância é comercializada em forma de remédios para tratamento de obesidade e pessoas que sofrem de distúrbios neurológicos, sendo encontrada, portanto em medicamentos controlados que exigem receita médica do paciente. A maior parte dos usuários são mulheres que utilizam a droga para o emagrecimento.

9. Tabaco

Malefícios relacionados ao tabagismo:
  • Doenças do sistema cardiovascular
  • Infarto do miocárdio
  • Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)
  • Enfisema
  • Câncer de laringe, boca e pulmão
  • Impotência sexual (85% maior em fumantes masculinos do que em não fumantes)

10. Buprenorfina

        Buprenorfina é um medicamento opióide de síntese, agonista parcial dos receptores opiáceos. Desde 1996 é utilizado Buprenorfina Alta Dose no tratamento de doentes dependentes de heroína e outros opiáceos, que dele possam beneficiar. É fácil de induzir, tem menos efeitos secundários do que a metadona.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...